Fazer frente à Covid-19 também passa por combater a desinformação

Nesta página será, exclusivamente, divulgada informação e orientações sobre o coronavírus (COVID-19) da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, da Direção Geral da Saúde (DGS), Governo e outras Autoridades e Organismos Nacionais.

Coronavírus/Covid-19

Conselhos e informações sobre o novo coronavírus

A Organização Mundial de Saúde qualificou, no passado dia 11 de março de 2020, a emergência de saúde pública ocasionada pela doença COVID-19 como uma pandemia internacional, constituindo uma calamidade pública.

O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

O combate à transmissão do vírus, requer que toda a comunidade adira às medidas recomendadas. O sucesso das medidas preventivas para impedir a disseminação do coronavírus depende essencialmente da colaboração dos/as cidadã/os e das instituições. É importante a adesão e promoção das medidas por todos/as. Seja um/a Agente de Saúde Pública. 

Como se Proteger?

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

    • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
    • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
    • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

 

Notícias em Destaque

Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas; instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco.

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que quatro em cada cinco trabalhadores tenham sido afetados pela suspensão total ou parcial dos seus empregos, no contexto da pandemia da covid-19.

A Comissária para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatovic alerta que os idosos precisam de mais apoio do que nunca luta contra a pandemia Covid-19.

Últimas Notícias

Ainda não recebe a nossa newsletter?

Receba as nossa notícias e artigos no seu e-mail. Fique a par das nossas novidades.

Join 16.644 other subscribers

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Ficha Técnica

Concepção, desenvolvimento e organização de conteúdo

Associação ACEGIS 

 

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: