Fundadora e Presidenta Executiva 

Susana Pereira

Susana Pereira

Socióloga, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A construção de uma sociedade onde a tolerância é respeitada, a união se faz pela diversidade e a paz é construída, só é possível se garantirmos a universalidade dos direitos humanos. Rejeitando o discurso do ódio, da xenofobia e do preconceito. Defendendo o direito universal de viver em igualdade e sem discriminação.

Comemoração do 12.º Aniversário da ACEGIS

Neste dia simbólico reforçamos a importância de fomentar uma consciência coletiva sobre as mais diversas formas de desigualdade, discriminação, violência e opressão. 

🤝🌎 #ACEGIS: Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

Linhas de Investigação e Especialização:

Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades; Estudos de Género, Sexualidades e Interseccionalidade; Direitos humanos, Violências e Cidadania; Envelhecimento, Pobreza e Exclusão Social; Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo; Movimentos Sociais e Economia Solidária; Educação e Desenvolvimento Comunitário.

Experiência e Atividades Profissionais:

    • De 2010 a 2013 – Investigadora do Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar (CIIERT) do Instituto Jean Piaget, linhas de investigação em Tecnologias Educativas e Educação Online.
    •  Projetos de investigação: (i)  “IPDES – Avaliação de um projeto de Educação online numa instituição de ensino superior e impacto na formação de professores”;  (ii) «Análise e acompanhamento do processo de implementação de uma proposta de formação e-learning num Estabelecimento Prisional de Portugal».
    • 2008-2009 –  Expert e Avaliadora Externa do Projeto Transnacional – Family Responsible Organizations (FRO).

 Referências Adicionais:

    • Co-Fundadora e Membro da Direção da Associação Portuguesa de Avaliação – Conselho Fiscal
    • Board Member da  IPYG – Grupo Internacional de Jovens pela Paz – ONG Internacional presente em cerca de 79 países, mobilizando milhares de jovens em todo o mundo na construção e luta pela paz, através da promoção de diálogos, conferências, projetos e educação para a paz.
    • Consultora e Avaliadora Externa de projetos nacionais e transnacionais cofinanciados no âmbito do Fundo Social Europeu.

A Revolução de Abril que ainda falta concretizar: combater as desigualdades, promover a justiça social.

Está nas nossas mãos a possibilidade de construir a mudança para as gerações futuras. De continuar a Revolução de Abril: transformando as ditaduras em democracias, a repressão em liberdade e o ódio em tolerância.

Autora do Jogo Educativo - Cidadania 4KIDS

Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos, e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico!

Se educarmos as nossas crianças nos valores da cidadania, da igualdade, da liberdade, dos direitos humanos, da tolerância e da paz, podemos ajudá-las a tornar-se na geração que mudou o mundo!

11 de setembro

20 anos depois, o mundo em desordem

Em retrospetiva, o 11 de setembro foi um prenúncio do que estava por vir: a distância física e as fronteiras pouco contam na era global contra o terrorismo, marcada pela globalização do terror e da violência.

Após duas décadas de luta contra o terrorismo, num país onde tanto sangue foi derramado, a perspetiva de ressurgimento da Al-Qaeda e de grupos jihadistas no Afeganistão é a mais amarga das ironias. Com a saída calamitosa dos Estados Unidos do Afeganistão e o regresso de um governo Talibã ao poder, o risco de rejuvenescimento da jihad islâmica e de outros grupos violentos extremistas é real. Teme-se que o Afeganistão se transforme novamente no santuário do terrorismo internacional.

Artigos de Opinião, por Susana Pereira

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2021 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: