Associação ACEGIS

20 de fevereiro

Dia Mundial da Justiça Social

O Dia Mundial da Justiça Social é celebrado anualmente no dia 20 de fevereiro com o propósito de defender e celebrar a justiça social como um princípio subjacente para a coexistência pacífica e próspera dentro e entre as nações. O dia 20 de fevereiro foi proclamado Dia Mundial da Justiça Social através da Resolução 62/10 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 26 de novembro de 2007.

O tema de 2022 é “Alcançar a justiça social através do emprego formal”, reforça a importância de promover o trabalho digno e  combater a precariedade laboral.

Economia Informal

A economia informal emprega mais de 60% da população ativa no mundo, ou seja, 2 mil milhões de pessoas,(OIT)

COVID19-CoesãoSocial-ACEGIS

Uma Agenda para o Trabalho Digno

A pandemia da COVID-19 colocou em evidência a vulnerabilidade dos/as trabalhadores/as da economia informal, onde 60% dos/as trabalhadores/as em todo o mundo ainda ganham a vida, muitas vezes em situação de pobreza, com poucos direitos e sem acesso aos mecanismos de proteção social.

A maioria das pessoas entra na economia informal não por escolha, mas devido à falta de oportunidades na economia formal.

Promover a transição para o emprego formal é condição necessária para reduzir a pobreza e as desigualdades, criar uma agenda para o trabalho digno, aumentar a produtividade e sustentabilidade das empresas, e deste forma, promover o desenvolvimento e melhoria dos padrões de vida em todo o mundo.

Combater as desigualdades, promover a justiça social

Proteção social: uma contribuição essencial para a erradicação da pobreza e das desigualdades

Atualmente, apenas 47% da população global está efetivamente coberta por pelo menos uma prestação de proteção social.

O Pilar Europeu dos Direitos Sociais: transformar os princípios em ações

A Comissão Europeia quer que, até 2030, sejam atingidos três objetivos: ter, pelo menos, 78% das pessoas empregadas, 60% de todos os adultos a fazer formações anuais, nomeadamente de requalificação, e menos 15 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social. 

A Revolução que ainda falta concretizar: combater as desigualdades, promover a justiça social

A fragilidade das democracias aumenta à medida em que o poder económico, social e a riqueza fica cada vez mais concentrado, enfraquecendo a mobilidade e a inclusão social e hipotecando o futuro das próprias democracias.

 

Artigos em destaque

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

©2022 ACEGIS

Partilhar

Like this:

Like Loading...